quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Só faltam 1000 milhas para os velejadores do Projeto Grael na regata Cape to Rio

City of Cape Town, com a tripulação de brasileiros e sual-africanos.

Quatro velejadores do Projeto Grael (Samuel Gonçalves, Hallan Batista, Allan Tavares e Alex Sandro Mattos. Saiba mais sobre eles aqui) estão disputando a Regata Cape Town-Rio a bordo do barco City of Cape Town. Com eles, seguem outros três velejadores sul-africanos, dentre eles, o comandante do barco Gerry Hegie (comandante do barco), Michael Robb, Duncan Matthews and Kenwyn Daniels.

O City of Cape Town lidera a regata no tempo corrigido, tendo a sua frente apenas o Prodigy, um barco bem maior e que para vencê-lo precisará de uma grande vantagem de tempo, o que não tem no momento. Apesar de estar na frente dos demais 16 barcos na regata, o Prodigy está apenas em oitava lugar no tempo corrigido. Para entender o que é o tempo corrigido acesse aqui.

Brasileiros devem chegar na segunda feira

Segundo a última posição oficialmente registrada no site da regata, os barcos estão a cerca de 1000 milhas do Rio de Janeiro e a previsão de chegada do Prodigy é no próximo domingo dia 30 de janeiro, por volta das 19 horas. O City of Cape Town dos velejadores do Projeto Grael tem previsão de chegar cerca de 12 horas depois, portanto, na manhã de segunda feira.

Ainda poderá acontecer muita alteração, já que os barcos devem diminuir bastante a velocidade ao se aproximar do Rio de Janeiro devido aos ventos mais fracos, o que é previsto devido às condições meteorológicas.

Spirit of Izivunguvungu.

Spirit of Izivunguvungu, sem água potável, pode ser desclassificado

O barco Spirit of Izivunguvungu, tripulado por velejadores da organização Izivunguvungu, que desenvolve um trabalho semelhante ao Projeto Grael, passou por grandes dificuldades quando o desalinizador, aparelho que retira o sal da água do mar e a transforma em água potável, deixou de funcionar, causando o desabastecimento da tripulação. Quando estavam na quinta posição (tempo corrigido), o comandante do barco emitiu o alerta à Comissão de Regatas (juízes) que estavam praticamente no fim do estoque de água e pediram ajuda. O barco Extra Link desviou-se do seu rumo, aproximou-se do Spirit of Izivunguvungu e disponibilizou água e 20 latas de isotônicos. A operação durou cerca de 25 minutos e foi bem sucedida.

A Comissão de Regatas agora terá que decidir sobre a desclassificação do barco sul-africano. Segundo as regras, as embarcações participantes não podem ter ajuda externa. Caso necessitem, devem deixar a regata.

Outros barcos já tiveram problemas. O Myrtle of Bonnievalle também teve problemas com o desalinizador e quase desistiu da regata. Mas, após 5 dias de esforços, conseguiram recuperar o equipamento. O Ciao Bella já reportou problemas dias atrás, mas conseguiu resolvê-lo também.

Estaremos na torcida para que os velejadores do Spirit of Izivunguvungu e os demais participantes tenham uma chegada tranquila e segura ao Rio de Janeiro. Estaremos os aguardando para retribuir toda a atenção que dispensaram aos nossos velejadores enquanto estiveram na África do Sul, antes da largada da regata.

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