segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Torben Grael, no S40 Mitsubishi/Gol, é o grande campeão da 61ª Regata Santos-Rio

Torben Grael como filho Marco. Campeões da Regata Santos Rio. Foto Divulgação/Rolex.

Barco Mitsubishi/Gol/Magia V, de Torben Grael, vitória em uma regata difícil e desgastante: um longo contravento com mar agitado e ventos fortes. Divulgação/Rolex.

Rio de Janeiro (RJ) - A edição de 2011 de uma das mais tradicionais regatas de oceano do país teve como Fita-Azul, o primeiro barco a cruzar a linha de chegada, e como campeão geral no tempo corrigido, pela sétima vez, o multicampeão Torben Grael e sua tripulação no S40 Mitsubishi/Gol/Magia V.

Torben Grael e sua tripulação no veleiro ‘Mitsubishi/Gol/Magia V’ foram os grandes campeões da 61ª Regata Santos-Rio que largou na sexta-feira passada (21/10) às 13 horas em Santos e só terminou, para o fita-azul, às 8h31m10s deste domingo, na baía de Guanabara. Com o tempo total de 43h31m10s, o veleiro comandado pelo maior medalhista olímpico do esporte brasileiro e da Vela mundial, atual campeão da regata de volta ao mundo, não bateu o recorde da prova, no entanto abriu frente suficiente para garantir também no tempo corrigido o título geral da regata.

O final de semana não foi fácil para os velejadores de oceano brasileiros. Dos 23 barcos que largaram na sexta-feira em direção ao Rio de Janeiro apenas seis conseguiram completar a prova. Os fortes ventos na madrugada de sábado, que em alguns locais chegou a 40 nós (aprox. 72 km/h), causaram o caos na flotilha. De velas rasgadas a mastros e retrancas quebrados, muitos foram os motivos dos abandonos. No entanto, o comandante Torben Grael, o navegador Ricardo Botelho, Marco e Andrea Grael, Mario Trindade, Walter Boddener, o comandante Montes, da Marinha do Brasil, Ricardo Freitas e Julio Falcão não tomaram conhecimento dos concorrentes e garantiram a dupla vitória nos tempos real e corrigido e o heptacampeonato de Torben Grael na prova.

"Foi uma regata dura. Feita em um contravento muito forte. Mas serviu para testar as qualidades offshore do S40 e para começarmos o Circuito-Rio com o pé direito. Uma regata longa como a Santos-Rio não é o melhor para medirmos nosso desempenho sob as regras ORC, mas começar vencendo é sempre muito bom", declarou Torben lembrando que, ao contrário da Mitsubishi Sailing Cup e da Semana de Ilhabela, no Circuito-Rio o seu S40 correrá na regra de rating ORC, que corrige os tempos para que barcos de características e tamanhos diferentes possam competir entre si. No caso específico desta Santos-Rio, apesar de chegar quase 4 horas à frente do Delta 45 ‘Seu Tatá’, o ‘Mitsubishi/Gol/Magia V’ ficou apenas com 13 minutos de vantagem sobre o vice-campeão no tempo corrigido.

Com esta, é a 5ª vez que os barcos de nome ‘Magia’ de Torben Grael fazem a fita-azul da Regata Santos-Rio e é a sétima vez que ele vence a prova. No ‘Magia III/Polibrasil’, Torben estabeleceu o recorde geral da regata em 1995 que durou por mais de uma década, até ser quebrado em 2006 pelo ‘Sorsa’ de Celso Quintela. O Circuito-Rio prossegue no próximo final de semana com regatas na baía de Guanabara até o dia 1º de novembro.

Velassessoria - Mariane Thamsten - 21 8227-6713
mariane@velassesoria.com.br

3 comentários:

  1. Desculpe, mas corrigindo.. O s40 n cruzou primeiro, tão pouco foi o Fita azul...e sim o barco Samurai Ni e tripulação...

    ResponderExcluir
  2. Michele.

    Acho que foi você que se equivocou e confundiu duas competições distintas, com percursos e barcos diferentes.

    Segundo fui informado, o Samurai sequer disputou a Santos Rio, mas da regata Angra-Rio.

    A Santos-Rio, vencida por Torben e sua tripulação, teve 14 barcos inscritos e apenas 3 conseguiram concluir.

    Após o Magia V, de Torben Grael, vieram os barcos Seu Tatá e Sorsa.

    O Samurai disputou e venceu outra competição, onde participaram apenas 4 barcos.

    Axel Grael

    ResponderExcluir
  3. Aj., ok...nem vou circundiar...foi realmente isso.....sem magoas?... A premiação foi o máximo....parabéns....a todos nos....

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.